Presidente anuncia fim do Horário de Verão

O presidente da República Jair Bolsonaro comunicou o fim do Horário de Verão na rede social Twitter nesta semana. O Ministério de Minas e Energia recomendou a suspensão da medida, porque de acordo com um estudo técnico, o Horário de Verão não trazia mais resultados. A pesquisa ainda não foi divulgada. Um dos motivos para a retirada da determinação é a mudança de hábitos das pessoas em relação ao consumo de energia elétrica. 

O Ministério de Minas e Energia ainda explicou no Twitter que o objetivo do Horário de Verão era aproveitar a luz natural, “a partir do adiantamento dos relógios em uma hora e consequente redução de consumo de energia elétrica no início da noite”. Entretanto, a população passou a usar mais energia no período da tarde e a medida perdeu o efeito. 
Uma parte da população gostou do fim do Horário de Verão. Segundo a pesquisa feita pelo DataSenado em outubro de 2018 com 12.970 pessoas, 55% dos entrevistados afirmaram que o Horário de Verão deveria ser proibido no País. 
O Horário de Verão chega ao fim neste ano (Foto: Izabel Galdino)
É o que acha a dona de casa Viviane Toledo. “Eu nunca conseguia me adaptar à mudança de horário. Sempre ficava com muito sono e isso me atrapalhava”, explica ela. 

Já para a estudante Aline Almeida, a decisão foi ruim. “Eu gostava do Horário de Verão, porque o dia ficava mais longo e eu aproveitava mais. Sair na rua à noite é perigoso”, afirma.

Comentários