Receita recebeu 40% das declarações de Imposto de Renda

O prazo de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2019 está chegando ao fim. Até as 17h da última quinta-feira, 11 de abril, 12.178.344 declarações foram recebidas pelos sistemas da Receita Federal, segundo nota divulgada pelo Órgão. Esse número corresponde a cerca de 40% das declarações esperadas, já que o Leão tem a expectativa de receber 30,5 milhões de prestação de contas, de acordo com o supervisor nacional do IR e auditor-fiscal, Joaquim Adir. 


A declaração pode ser feito nos celulares pelo aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível nos sistemas Android e iOS. (Foto: Izabel Galdino)
São obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis superior a R$ 28.559,70 no ano passado, entre outras categorias (arquivo.pdf). O prazo para entrega vai até 30 de abril e o procedimento é realizado pela internet, por meio do programa acessível no portal da Receita. Também é possível declarar pelo celular com o aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível nos sistemas Android e iOS. 

Há menos de 20 dias para encerrar o programa, mais da metade dos esperados pelo programa ainda não declararam. É o caso da professora da Rede Pública de São Paulo, Fátima Franco, que ainda não tem todos os documentos em mãos. “Estou esperando alguns recibos”, destaca. Muitas pessoas optam pagar pelo serviço da declaração, ficando apenas com a tarefa de separar os documentos necessários. “Todos os anos eu pago para fazer e essa pessoa utiliza o computador para enviar a declaração”, pontua Fátima. 

Entre os 40% declarados, está a professora Ediléia Nunes. Para ela o processo foi “tranquilo", uma vez que os títulos para o procedimento foram separados ao longo ano. “Neste ano já declaramos. Foi normal, tudo feito em casa”, explica.

Para aqueles que perderem o prazo ou não apresentar a declaração a multa aplicada é de 1% sobre o total do imposto, com o valor mínimo de R$ 165,74 e máximo 20% do total.

Comentários